Educação Infantil
No COLÉGIO CEMAC a alfabetização na Educação Infantil, anos iniciais, é considerada uma importante etapa no processo de ensino-aprendizagem.
Acreditamos que o acesso à alfabetização precocemente evita a chamada “falha pedagógica”, resultando no apontamento equivocado de uma série de “patologias” nas crianças.
Assim, apoiados em teorias psicolinguísticas (CHOMSKY, GOODMAN, SMITH, READ) e assumindo a perspectiva da epistemologia genética piagetiana, trabalhamos sistematicamente no sentido de alfabetizar todas as crianças até os seis anos de idade.
Projetos
A proposta pedagógica de alfabetização do COLÉGIO CEMAC constitui-se de um processo discursivo que potencializa a função transformadora da linguagem, que é vista como uma forma de interação no contexto escolar.
Nesse processo discursivo, vão emergindo as dificuldades de cada criança e assim, surgem os espaços de negociações respeitando os diferentes modos de ver, sentir, agir e intervir no ambiente.
Os objetivos e os conteúdos foram desenvolvidos, organizados e ordenados no eixo das áreas curriculares que são do âmbito de experiências muito próximas à realidade de cada criança, quais sejam:
• A descoberta de si mesma; A descoberta do meio social e natural; A intercomunicação das linguagens e formas lógicas.
O desenvolvimento da linguagem escrita a partir da Educação Infantil é feito através de práticas significativas que interagem, desde cedo, no processo de alfabetização e letramento.
