Educação Infantil

Educação infantil não é só brincar.
ed-inf_pg-principal_01_grande-9743-4035

Educação Infantil 

No COLÉGIO CEMAC a alfabetização na Educação Infantil, anos iniciais, é considerada uma importante etapa no processo de ensino-aprendizagem.

Acreditamos que o acesso à alfabetização precocemente evita a chamada “falha pedagógica”, resultando no apontamento equivocado de uma série de “patologias” nas crianças.

Assim, apoiados em teorias psicolinguísticas (CHOMSKY, GOODMAN, SMITH, READ) e assumindo a perspectiva da epistemologia genética piagetiana, trabalhamos sistematicamente no sentido de alfabetizar todas as crianças até os seis anos de idade.

Projetos

A proposta pedagógica de alfabetização do COLÉGIO CEMAC constitui-se de um processo discursivo que potencializa a função transformadora da linguagem, que é vista como uma forma de interação no contexto escolar.

Nesse processo discursivo, vão emergindo as dificuldades de cada criança e assim, surgem os espaços de negociações respeitando os diferentes modos de ver, sentir, agir e intervir no ambiente.

Os objetivos e os conteúdos foram desenvolvidos, organizados e ordenados no eixo das áreas curriculares que são do âmbito de experiências muito próximas à realidade de cada criança, quais sejam:

• A descoberta de si mesma; A descoberta do meio social e natural; A intercomunicação das linguagens e formas lógicas.

O desenvolvimento da linguagem escrita a partir da Educação Infantil é feito através de práticas significativas que interagem, desde cedo, no processo de alfabetização e letramento.

Avaliação na Educação Infantil

A avaliação na Educação Infantil, anos iniciais é diária possibilitando-nos entrever fragmentos de nossa ideologia interna onde se inscreve o real, o lúdico, o poético e o imaginário. O resultado de cada fase chega à família através de conceitos:

VB – Venceu bem | V – Venceu | VP – Venceu parcialmente | NV – Não venceu

Entende-se que o sistema de avaliação nesta etapa da educação consiste em instrumento de fundamental importância para o processo ensino-aprendizagem do estudante.

No início do ano, uma avaliação diagnóstica estabelece o início do processo de aprendizagem, elemento importante na identificação do repertório de conhecimento do estudante novato.

Não avaliamos o estudante somente no final do processo de aprendizagem, com a finalidade de julgar ou quantificar o seu “saber”. Ao longo do processo de avaliação continuada, os estudantes e as famílias são informados quanto ao desempenho e resultados alcançados. Dessa forma, a responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem é compartilhada com toda a família, continuamente.

 

Horários

Vespertino: 13h10min. às 17h30min. (1º ao 3º ano), respeitando o horário de intervalo do professor.



NOSSOS PROFESSORES

Professores comprometidos e qualificados



AMBIENTE ACOLHEDOR

Nossos alunos não são meros números



APRENDIZADO

Com atividades contextualizadas

Confira outros cursos: